Região Bourgogne (Borgonha)

Vinhos franceses biodinâmicos, naturais e biológicos - regiões de vinho

Borgonha: país do terroir e da diversidade!

Da antiguidade até nossos dias, os vinhedos borgonheses não param de evoluir e de dar à luz vinhos de renome internacional. Implantados desde o tempo dos Romanos, depois trabalhados pelos monges e duques, os vinhedos da Borgonha ainda se desenvolveram após a Revolução Francesa, adotando-se, desde 1936, a classificação por AOC (Appellation d`Origine Contrôlée). Hoje, seus homens respeitam esta história sem rejeitar a modernidade, o que faz da região uma referência obrigatória no mundo vitivinícola.

 

Situada um pouco acima do centro e a leste da França, a Borgonha possui aproximadamente 27.000 hectares de vinhas que são repartidas em 6 grandes vinhedos cujos nomes fazem sonhar: Chablis e Grand Auxerrois, Châtillonnais, Côte de Nuits, Côte de Beaune, Côte Chalonnaise e Mâconnais. Lá, Pinot Noir e Chardonnay reinam absolutas. No entanto, mesmo que marginais, outras uvas também podem expressar esse terroir tão abençoado: a Aligoté e sua vivacidade, a Gamay e sua suculência, a Sauvignon Blanc e sua expressão fina em Saint Bris... César, Sacy e outras.

 

A região reúne, no menor espaço de terra, o maior número de crus e lieux-dits concentrando em si a maior quantidade de AOC francesas: das quase 400 AOC, 84 estão na Borgonha, ou seja, 23 % das AOC francesas.

 

Lieu-dit ou Climat são termos que definem a complexidade do terroir bourguignon e referem-se a pedaços de terra que, traçados e estudados desde o ano 1000 pelos monges cistercienses, reúnem todos os atributos necessário para se produzirem grandes vinhos. Por esse motivo o vinhedo da Borgonha assemelha-se a uma colcha de retalhos, e cada pequena fração de terra pode ser tão diferente da fração vizinha. A complexidade do solo da Bourgonha é tamanha, que na Idade Média, esses monges produtores dos vinhos chegavam a provar o solo a fim de identificar as características de cada parcela. Em nenhum outro lugar a alquimia entre uva, terroir e trabalho do homem se unem de forma tão coesa para expressar, em nuances tão profundas, vinhos cheios de emoção e que podem ter características tão diferentes entre si.

Vinhos bio da França - mapa das regiões franceses

Buscar